Pergunte

Pergunte ao Treinador:

Nova seção do PodCorrer. Agora você pode enviar sua pergunta ao nosso novo colaborador do PodCorrer, o treinador Alberto Bailoni Neto. Algumas perguntas serão selecionadas e respondidas aqui nesta seção. Para submeter as suas perguntas utilize o este formulário ou envie e-mail para pergunte@podcorrer.com.

Pergunta #1 – 22/setembro/09 – Michele Ferreira (32 anos – 1,64m – 80 Kg)
Já malhei, porém estou sem fazer nada há mais ou menos um ano. Já pesei 97 kg. Atualmente estou fazendo dieta e venho perdendo peso gradualmente, mais ou menos 1 Kg por semana. Gostaria de começar a correr. O treino para começar a correr publicado aqui no PodCorrer serviria para mim? Tenho um tênis Rainha System com amortecedor. Poderia iniciar os treinos com ele? Esses treinos ajudariam na perda de peso e melhoraria a flacidez nas pernas e abdômem? Para correr pela manhâ, seria em jejum ou tenho que ingerir algo antes?

Resposta do Treinador Alberto Bailloni Neto:
Ola Michele! Como para todo mundo que já treinou e atualmente está parado e quer começar a correr, o ideal é começarmos com uma caminhada e ao longo das semanas começar a alternar caminhadas com trotes leves (no início, mais tempo na caminhada e menos no trote leve e aos poucos ir fazendo o inverso). Pode iniciar os treinos com esse tênis. Esses treinos te ajudariam a sair do sedentarismo e para o início na corrida. Para melhorar a flacidez, inicialmente, sugiro um programa de treinamento de resistência na musculação e, após 5-6 semanas, um programa de hipertrofia muscular. Para treinar em qualquer período do dia, nunca treine em jejum, faça sempre um lanche leve com frutas, iogurte, pão integral com geléia e suco da fruta. O ideal é procurar um profissional em treinamento para te orientar conforme seus objetivos, ok!


Pergunta #2 – 27/setembro/09 – Vanessa Popovicz (26 anos – 1,71m – 69 Kg)
Desde pequena tenho um sopro no coração, por esse motivo nunca me deixaram fazer atividade fisica na escola, só a partir do ensino médio, quando já tinha mais ou menos 15 anos, é que os professores “me permitiram” participar das aulas de educação física, a partir daí não parei, comecei a fazer musculação, caminhada, handebol, natação, sempre ando de bicicleta e para finalizar ainda me formei em educação física, mas nunca consegui correr… sempre vou ao médico, e sempre dizem que eu posso correr, já tentei fazer alguns treinos parecidos com esse que o você descreve no seu blog, mas sem sucesso já que me sinto cansada demais e sem fôlego demais, logo acabo desistindo… Será que isso é normal para todo mundo?

Resposta do Treinador Alberto Bailloni Neto:
Ola Vanessa. Então, para todas as pessoas que começam a correr nunca é fácil. Todas ficam muito cansadas e sem fôlego inicialmente. Isto é normal. Aconteceu isso até com os grandes maratonistas. Se o treino descrito no blog está muito difícil para vc, tente aumentar o tempo da caminhada e diminuir o tempo do trote leve, para vc ir se adaptando aos poucos e sem pressa. Como você tem um bom histórico esportivo, acredito que vai ser moleza passar por essa primeira etapa!! O ideal é procurar um profissional em treinamento para te orientar conforme seus objetivos, ok!


Pergunta #3 – 04/outubro/09 – Lia Aguilera
Gostaria de saber sobre como se deve respirar enquanto corremos. Devemos inspirar e soltar pela boca ou manter a respiração com a boca fechada?

Resposta do Treinador Alberto Bailloni Neto:
Essa é uma pergunta que escuto sempre das pessoas e dos meus alunos. E falo o seguinte: respire do jeito que sentir mais confortável para você!! Não importa por onde está inspirando e/ou expirando. Mas não tiro a razão das pessoas que falam que inspirar pelo nariz é melhor pois além de aquecer o ar que entra nos pulmões, também o filtra. Então, respire como for confortável pra você, ok? Bons treinos!!


Pergunta #4 – 08/outubro/09 – Gabriela Pereira
Já acesso o PodCorrer há certo tempo, aliás ele é o blog de corridas que mais acesso e, como ainda sou iniciante, estou com uma dúvida. Como definir se uma pessoa está pronta a fazer provas de 10K? Seria por tempo de provas de 5-6K? Seria por tempo de experiência/treino? Enfim, como se sabe se já está na hora de tentar? Seria incrível saber como você viveu esta transição. Abraços e mantenha este bom trabalho!

Resposta do Treinador Alberto Bailloni Neto:
Olá, Gabriela! Então, não tem uma definição certa para uma pessoa estar pronta para correr provas de 10 Km. Seria um tempo entre 28 e 33 min para uma prova de 5 Km, mas não podemos entender isso como uma regra. Uma pessoa pode começar a correr provas de 10 Km quando já estiver realizado algumas corridas de 5 a 8 km e quando se sentir confortável nessas distâncias. Uma coisa a fazer também é, quando for correr 10 Km, alternar trotes leves e caminhadas durante o percurso e se hidratar em todos os postos de água. E lembre-se, quando se faz as lições de casa bem feitas, a prova fica fácil, OK? O ideal é procurar um profissional em treinamento para te orientar conforme seus objetivos. Bons treinos!!


Pergunta #5 – 13/outubro/09 – Priscila Arruga (30 anos – 1,70m – 70 Kg)
Moro na Italia e gostaria de recomeçar meu treino de corrida. Estou parada há mais de três anos. Faço caminhadas e excursões nos Alpes, mas não são exercicios regulares. Voltei para uma cadademia faz uma semana e meu objetivo é voltar a correr, primeiro pela saúde e depois, claro, para emagrecer alguns quilinhos. Comecei uma dieta bem balanceada com uma nutricionista.

Minha dúvida é: tenho 30 anos, gostaria de saber como posso saber minha frequência cardíaca para alcançar meu objetivo de perder peso. Tenho 1,70 e 70 quilos. Aqui na Itália não sinto muita segurança nos instrutores, estou por minha conta, até nos treinos de musculaçao que me lembro de quando eu fazia.

Outra dúvida é que por estar acima do meu peso tenho umas dores pequenas nos dois joelhos. Nada que me faça sofrer, mas tenho medo de causar problemas futuros com a corrida, apesar de que eu tenho bem claro que devo começar bem devagar. Depois sinto tambem pequenas dores na lombar. Com essas dores posso correr? Mesmo que seja em esteira? Muito obrigada e espero uma resposta em breve.

Resposta do Treinador Alberto Bailloni Neto:
Olá, Priscila! No início, seria ideal você dar prioridade para as caminhadas, no mínimo 30 minutos, para seu corpo se adaptar e a musculatura fortalecer. E como você está com o objetivo de ter saúde e ainda mais com uma dieta balanceado, a perda de peso é consequência.

A literatura científica diz que para a perda de peso, a frequência cardíaca ideal é entre 60 e 75% da frequência cardíaca máxima (220 – idade). No seu caso (30 anos) ficaria numa faixa ideal de treinamento entre 114 e 142 batimentos por minuto (bpm). Mas como essa faixa tem uma diferença grande (28 bpm) você pode treinar de várias formas para ficar dentro dessa faixa ideal!

Em relação a suas dores nos joelhos e na lombar, seria ideal, no início, você apenas caminhar na esteira, pedalar na bike ergométrica, aulas de spinning e fazer musculação para fortalecer os membros inferiores. E após algumas semanas, comece a fazer uns trotes leves alternados com caminhadas. É importante também você procurar um ortopedista especializado em joelho para verificar se tem alguma coisa.

O ideal é procurar um profissional em treinamento para te orientar conforme seus objetivos.

Essas dicas e orientações são do colaborador do blog e treinador Alberto Bailoni Neto. Qualquer dúvida, pode entrar em contato com ele pelo email pessoal: albailoni@gmail.com

Bons treinos!!